ALIMENTO FUNCIONAL X NÃO FUNCIONALEX: ARROZ INTEGRAL X ARROZ BRANCO (refinado)






Se alguém tentar convencer você a trocar os grãos branquinhos e macios por aqueles mais escuros, aparentemente não muito simpáticos, diga sim. O aspecto pode não ser dos mais inspiradores, mas o arroz integral é campeão em matéria de vantagens nutricionais comparado ao branco.



O ARROZ INTEGRAL é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada FARELO. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo (trabalho do Dr. Jaime-Amaya - Unicamp), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Podemos então considerá-lo um alimento funcional.O ARROZ BRANCO, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional.



Diferenças entre eles:






Branco



* O tempo de cozimento é por volta de 15 a 20 minutos;
* Tem menor teor de gordura;
* O processo de polimento destrói 1/3 do ferro e 80% do cálcio, além de eliminar as fibras do arroz branco.




Integral



* Demora cerca de 45 minutos para cozinhar (quanto mais tempo você deixar de molho, melhor);
* Tem maior teor de fibras, que ajudam a queimar calorias e a prevenir câncer;
* É rico em vitaminas do complexo B, tem maior teor de minerais como o zinco, que estimula o sistema imunólogico, cálcio e ferro, que favorece o trabalho dos músculos.
* Reduz o risco de disfunções intestinais;
* Auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos;
* Protege o sistema nervoso;
* Isento de glúten, pode ser consumido pelos celíacos;
* Possui aproximadamente 1,5g de fibras em 50g, frente a 0,03 do arroz branco convencional;




* Por essas características citadas, ele é considerado um alimento funcional (alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficios à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças)

Sobre os tipos de Arroz: (Curiosidade)

Parboilizado : concentra vitaminas do complexo B, importantes para manter a saúde dos nervos, pele, olhos , cabelos, fígado, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastroentestinal. Essa riqueza se preserva apesar do processamento de parboilização que consiste num processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável a uma temperatura acima de 58º C, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido e secagem. Durante este processo de parboilização, o arroz sofre um pré - cozimento, no qual os nutrientes da casca são passados integralmente para o grão. O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado, são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais.


NEGRO Ainda não é muito popular por aqui, embora seja conhecido na China há milhares de anos. Era chamado de arroz proibido por ser um alimento exclusivo do imperador. Contém pitadas de ferro e, portanto, pode ser útil para afastar a anemia.


ARBÓREO O mais usado para fazer risoto, ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos.

INTEGRAL (falado anteriormente) Este tipo mantém a camada externa do grão, o farelo. Além de conservar vitaminas do complexo B, contém fibras benéficas ao intestino. Para quem estranha o sabor,tente esta dica: refogue com um pedacinho de canela e um dente de cravo, além de bastante cebola.


POLIDO (já mencionado neste texto) O arroz do dia-a-dia não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas. Seu empobrecimento se deve à retirada da casca no beneficiamento, embora já existam nos supermercados versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro.


Referências Bibliográficas:
CASTRO, E. da H. de; VIEIRA, N.R. de A.; RABELO, R.R.; SILVA, S.A. da. Qualidade de grãos em arroz. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 1999. 30p.
PITOMBEIRA, J.B. Cultura do arroz. (Notas de aula) Fortaleza, 2000. 65p.
Escrito por Claudete Nyarady Nutricionista

0 comentários:

Postar um comentário